sexta-feira, 27 de março de 2009

EFEITO SANFONA - fonte: www.minhavida.com.br

Fome na hora errada provoca efeito sanfona Dividir bem as refeições protege seu corpo contra a variação de peso
Emagrecer e engordar são verbos muito comuns para a maioria das mulheres. Para evitar as famosas estrias e os desconfortos que aparecem cada vez que se tenta usar uma roupa do fundo do armário, a nutróloga Dra. Samantha Enande, médica da Clínica Valéria Marcondes, dá algumas dicas de como manter uma alimentação balanceada para não passar pelo "efeito sanfona".Comer bem é o primeiro passo para não sentir fome em horários inadequados e apelar para as tão desejadas "besteirinhas". "Divida a alimentação entre café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, respeite o intervalo de três horas entre uma refeição e outra", aconselha Dra. Samantha.Uma boa opção é esconder os alimentos que apresentem algum "perigo" para a dieta como doces, bolos, tortas, biscoitos recheados, produtos industrializados e enlatados. "Prefira gelatina diets, frutas e folhas verdes para saciar a vontade de comer fora de hora. Opte também pelos biscoitos integrais que são ricos em fibras e além de contribuirem para o bom funcionamento do intestino trazem poucas calorias", alerta a nutróloga."Não se engane com dietas semanais e nem abra mão radicalmente dos alimentos naturais aos finais de semana. Não adianta comer apenas alimentos naturais e magros durante a semana e abusar de doces e gorduras aos sábados e domingos, pois são nesses deslizes que o efeito sanfona vem à tona", complementa dra Samantha.A alternância do ganho e perda de peso pode ser prejudicial não só para a estética como também para a saúde. "O aumento da pressão arterial, a alteração da glicose e do colesterol podem causar complicações nas articulações por conta do ganho de peso e da diminuição da massa muscular", alerta a nutróloga.Não basta apenas manter uma alimentação adequada, o ideal é equilibrar as refeições e praticar exercícios físicos. "Ao fugir da vida sedentária automaticamente o organismo não sofrerá o efeito sanfona", completa dra Samantha.

4 comentários:

  1. ADOREI, ADOREI, ADOREI! QUERIDA, MUITÍSSIMO OBRIGADA PELAS SUAS DICAS!!!! FORAM MUITO IMPORATES PRA MIM, JUNTO COMS EU APOIO!

    PARA ME AJUDAR A SAIR DESSA, CRIEI MAIS UMA VÁLVULA DE ESCAPE! UM NOVO BLOG ALÉM DO DE EMAGRECIMENTO, UM DE BELEZA!!!!! VISITE, QUEM SABE VC GOSTA????
    http://vigilantedabeleza.blogspot.com/

    BEIJOCAS QUERIDA!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria!
    E Deus nos livre do efeito sanfona!
    Eu não aguento mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha só...

    Desejo com todas as forças do amago do meu ser, nunca mais passar por isso, que dessa vez seja definitivo e q o tal do efeito sanfona vá atormentar a vida de outra pessoa! rsss

    Beijão lindona!

    ResponderExcluir
  4. Eu passo por isso, passei uma vida no estica encolhe e hoje estou com problemas serios de coluna por falta de massa muscular,pesso a deus que me de forças para sair dessa, e não desejo isso pra ninguem,beijos

    ResponderExcluir